Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Exposição "œEu, Oca" reúne artistas piauienses na Casa da Cultura

Nesta sexta-feira, 29, a Casa da Cultura de Teresina recebe o talento de grandes artistas piauienses em uma mostra que traz, em um discurso crítico, ancestralidade indígena, natureza e desenvolvimento. A exposição “Eu, Oca”, que traz trabalhos de Amaral, Avelar Amorim, Mika e Rosa Prado, será aberta às 10h e conta ainda roda de conversa, oficina, performance e visita mediada.

A exposição traz uma percepção dos artistas sobre a ancestralidade indígena em um formato de pesquisa-projeto contemporâneo, tratando do distanciamento do Brasil indígena e hoje, numa tentativa de proporcionar um encontro e a reflexão sobre a aproximação entre os índios e os não índios. As obras foram produzidas a partir do cotidiano, trazendo em cores e formas a intervenção humana na paisagem local e na memória.


Foto: Divulgação

Com o apoio do Sesc, a exposição segue até o fim do mês de abril e realiza ainda uma série de eventos, como uma Oficina Estúdio aberto: Palito Floresta Tátil, de 9 a 11 de abril e apresentação de performance no dia 12.

Localizada na Rua Rui Barbosa, na frente da Praça Saraiva, a Casa da Cultura é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e é um espaço de divergência de arte, tanto pela realização de cursos e oficinas como eventos culturais.

Programa educativo da exposição “Eu, oca”

É um programa de arte-educação não formal do Sesc Centro direcionado para educadores e estudantes universitários. Os encontros são mensais, durante as ações formativas das exposições de artes visuais. Possui metodologias a partir das temáticas dos projetos expositivos visando contribuir para o desenvolvimento da arte-educação, cooperação, senso crítico, pesquisa e sociedade.